quarta-feira, 9 de março de 2011

Módulo 4: Design de Comunicação


Design de Comunicação é um amplo processo criativo que atua na construção de mensagens. Como muitas das outras artes não tem uma metodologia regrada. Age no que começou por ser campo de estudo e trabalho da arte comercial e, respondendo aos avanços sociais e tecnológicos, abrange vários meios de comunicação.
Hoje é uma disciplina fortemente ligada ao vídeo, à música, ao design gráfico, editorial, web-design, redação e, ao contrário de outros processos criativos, depende muitas vezes de enunciados. Aproxima-se das competências do marketing, mas não elege o corporativismo como tónica do seu desenvolvimento. Idealmente, centra-se no ato criativo para nele recolher ideias que recoloquem e reformulem os problemas, para depois passar para a sua resolução.
_____________________________________________________________________________________

Desafio: ''Tu ao contrário de Gregor, vais abrir todas as portas, o que encontras por detrás de cada uma delas ?''

1ª porta:

Encontro me perante uma folha branca, vazia, tento escrever algo nela, mas não me ocorre nada, alguma coisa me bloqueava o pensamento, nem um desenho conseguia fazer, o que me frustou e fez me amachucar a folha e ir a procura do que me estava a bloquear a inspiração.

2ª porta:

Mergulho na minha mente e procuro o que me bloqueava, era um objecto estranho, algo que se assemelhava a um prato de arroz com feijão, mas que do nada se tornou em algo abstracto e com diferentes cores, provei, e sabia bem e mal ao mesmo tempo, o que me fez ficar confuso e sem saber como me sentir acerca daquilo, foi então que retirei o tal objecto da minha mente e continuei o meu caminho.

3ª porta:

Após remover o que aparentemente me bloqueava a inspiração da minha mente, continuei em frente, e encontro um camaleão que me explica que a inspiração não é algo que se encontre, pois ela encontra-nos a nós, e só vem ter connosco se nós encontrar a trabalhar, e só se achar que a mereçemos é que se entregará a nós, sabendo disso fui me embora, mas já não procurava a inspiração, tentava sim, fazer com que ela me procurasse a mim.

Conceito: A Inspiração

Sem comentários:

Enviar um comentário